domingo, 9 de maio de 2010

Fotos Forno Comunitário

No passado dia 24 de Abril, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Rendo fez uma viagem ao passado, recreando todo o processo de fazer o pão.

O forno comunitário da aldeia foi o local da concentração. Bem cedo os cerca de 40 populares reuniram-se para organizar todos os pormenores inerentes ao processo de fazer o pão. Depois da lenha estar no forno, esta foi acendida para que o forno fosse aquecendo. Enquanto isso, as mulheres da aldeia foram preparando a massa, ou melhor, juntaram os ingredientes, desde a farinha, a água e uma pitadinha de sal para lhe dar o sabor. Depois foi arregaçar as mangas e meter as mãos na massa, literalmente, porque o pão quer-se bem amassado. Seguidamente deram forma…e “voilá” a massa estava pronta para ser cozida. Para além do pão, os padeiros e padeiras improvisados aproveitaram o forno para fazerem também uns docinhos.

Após alguns minutos, o cheiro a pão fresquinho e acabado de cozer foi o sinal de que o pão e os bolos já estavam no ponto.

À tarde e aproveitando que o forno estava quente, a Associação preparou um fausto jantar, cuja ementa foi bacalhau, entrecosto e batatas assadas, onde o pão, que já tinha sido feito, foi a conjugação ideal com estes pratos.

É caso para dizer…que não há nada melhor como o que se fazia antigamente, uma vez que não podemos viver o presente, sem o passado e, como tal, somente mergulhando nas tradições, saberes e sabores dos nossos antepassados é que podemos reviver esta mescla de sensações.
in www.cincoquinas.com

2 comentários:

Helena disse...

Olá!
Sei que a minha questão nada tem a ver como este post, mas como não encontro nenhum endereço electronico para enviar mensagem...
aqui vai a minha questão
Quando é a Festa de São Miguel?

Anónimo disse...

Dias 5 e 6 Junho
Mail da ACDRRENDO: acdrrendo@sapo.pt

Esta informação encontra-se em rodapé do blog.