sexta-feira, 16 de outubro de 2009

2.º Passeio Micológico em Rendo


A Associação Cultural e Desportiva de Rendo realizará no próximo dia 8 de Novembro, o 2.º Passeio Micológico, que contará com a presença d um técnico especializado, o Eng.º Gravito Henriques. As inscrições podem ser feitas até ao dia 2 de Novembro.

Cogumelos ou "tartulhos", dois nomes diferentes para descrever esta espécie de fungos que brotam mal as primeiras chuvas caiam, um pouco por toda esta região.

Com um sabor único e que podem ser confeccionados das mais variadas formas, a única e grande questão para alguns, é saber diferenciar os comestíveis, dos não comestíveis.

Como tal, a Associação Cultural e Desportiva de Rendo (ACDR) organizará o 2.º Passeio Micológico acompanhado pelo Eng.º Gravito, um especialista na matéria.

Da parte da manhã será feita a recepção dos participantes e realizar-se-á a saída de campo para a colheita de cogumelos. Depois do passeio, os participantes poderão degustar um bom almoço, que precede a sessão de esclarecimentos e identificação dos cogumelos recolhidos, na Casa do Povo de Rendo. Durante a tarde, realizar-se-á, também, uma exposição pública com a respectiva identificação dos cogumelos, e serão dadas dicas para a confecção desta espécie de fungos.

No final do dia será oferecido um lanche ajantarado onde o prato principal serão…como é óbvio, os cogumelos.

Este evento é pago, dois cogumelos para sócios e nove cogumelos para não sócios. A organização adverte que aqueles que efectuarem a inscrição depois da data limite pagarão um acréscimo de dois cogumelos.

As inscrições podem ser feitas no Café César Portas e no Café Gex Bar, ou ainda através do número de telemóvel: 937 799 952.

Esta actividade conta com o apoio da Junta de Freguesia de Rendo. E também da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Centro.

in www.cincoquinas.com

1 comentário:

Alex disse...

Foi muito interessante. Vale a pena começar logo pela manhã e acompanhar a explicação de quem sabe. Foi pena não ter ficado para a parte da degustação dos cogumelos, mas a tarte de cantarelos já valeu para amostra.
Parabéns à ACDR, gostei da prestação do Eng. Gravito e uma mensagem para o cozinheiro de serviço: para o ano queremos mais!