segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Boas festas


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

4º Dia "Vamos cozer... Outra vez"

Realizou-se no passado sábado, dia 7, mais uma atividade da ACDR RENDO.


Num dia que acordou nublado e frio, nada como o lume para aquecer. Foi logo pela manhã que se acendeu o forno enquanto se amassava o pão e se batiam os doces.

Depois do almoço, uma boa fornada de pão foi cozida no forno, seguida dos doces tradicionais dos nossos tempos de meninice.

Depois de se tornar a aquecer o forno, foram assados bacalhau, entrecosto e batatas para os cerca de 40 participantes que não quiseram deixar passar esta oportunidade de reviver o passado e lembrar velhas tradições. Ao fim da tarde, todos se puderam banquetear com as iguarias de sabor inconfundível, trazendo para hoje as memórias de ontem.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Another free slideshow design by Smilebox

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

4º Dia "Vamos cozer... Outra vez"

Mais uma vez, a ACDR RENDO vai organizar o dia "Vamos cozer... Outra vez".

Num regresso ao passado, vamos pegar nos saberes e sabores do pão e doces que as nossas avós faziam no forno comunitário e deliciar todos os participantes com as memórias de antigamente, entre um pouco de bacalhau ou carne assados no forno e dois dedos de conversa para recordar os tempos em que o forno era ponto de encontro das nossas gentes.

Deste modo, convidamos todos os sócios e amigos da ACDR RENDO a participarem em mais uma atividade para promover o convívio e a troca de recordações, numa viagem aos saberes e sabores de antigamente.


terça-feira, 12 de novembro de 2013

5º Passeio Micológico 2013

Decorreu no passado domingo, dia 10, o 5º Passeio Micológico de Rendo.

Num dia ensolarado e que convidava a um passeio pelo campo, os cerca de 40 participantes reuniram-se de manhã cedo para uma busca de espécies micológicas, sobre a alçada do Engº. Gravito Henriques. Todos puderam ver in situ várias espécies, conhecer algo mais sobre elas, como aparecem, onde, como as diferenciar de outras e qual o seu aproveitamento.

Ao fim da manhã os participantes reuniram-se a outros tantos que se foram juntando na casa do povo para todos juntos degustarem os vários pratos que haviam sido preparados, desde licores e doces caseiros para abrir o apetite, cogumelos panados para a entrada, até à nossa já habitual feijoada de javali, finalizando a refeição com um arroz doce servido com doce de frutos vermelhos e cantarelos.

Durante a tarde, foi feita uma palestra sobre os vários cogumelos que havíamos visto e que se encontravam em exposição, bem como outros tantos que foram recolhidos para dar a conhecer aos participantes o vasto reino dos fungos.

Ao fim da tarde, foram preparadas novas iguarias à base de cogumelos, que incluíam cogumelos salteados com bacon, fritos, um arroz de cogumelos e, como não podia deixar de ser, algumas castanhas ou não estivesse o S. Martinho próximo.

Queremos agradecer à DRAP CENTRO, na pessoa do Engº. Gravito Henriques, pela disponibilidade para nos acompanhar ao campo e dar a palestra, ao Luis Marcos, sempre pronto e que providenciou a carne e os cogumelos comidos ao longo do dia, às nossas cozinheiras, que incansavelmente prepararam durante todo o dia as refeições dos cerca de 90 participantes, e a todos os que quiseram aprender algo mais e passar um dia na nossa companhia, tornando este evento possível.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

5º Passeio Micológico

Pelo quinto ano consecutivo, a ACDR RENDO vai realizar o seu passeio micológico.

Com o apoio de um técnico da DRAP Centro, queremos proporcionar a todos os participantes um dia para dar a conhecer algumas das espécies que proliferam nas nossas florestas e formas de os identificar, evitando erros que por vezes custam caro.

Como em edições anteriores, teremos durante o dia provas de cogumelos, dando a conhecer os vários sabores e texturas de cada espécie.

Aproveitem o nosso passeio para ficarem a conhecer um pouco mais e passarem um dia em cheio, repleto de convívio e boa disposição.




quinta-feira, 22 de agosto de 2013

5º Dia do Sócio ACDR RENDO - Fotos

Foi no passado sábado, dia 17 de Agosto, que pelo quinto ano consecutivo a ACDR RENDO organizou o seu Dia do Sócio.

Num dia com bastante sol, a festa começou ao fim de tarde com uma arruada ao som de música tradicional feita pelo grupo "Manta de Ourelos", enquanto o nosso tradicional porco no espeto se ia assando.

Pelas 20 horas, todos foram aparecendo, chamados pela música e pelo cheiro do jantar que já se fazia sentir junto à Casa do Povo. Ao ritmo da gaita de foles e dos bombos, todos puderam então dançar para ganhar apetite para o que se seguia: caldo verde, o nosso já habitual porco no espeto e uma quantidade de sobremesas que satisfizeram todos os participantes.

Foi uma noite de convívio, de boa disposição, em que todos puderam falar e recordar os tempos idos, a infância na nossa terra e os amigos de longa data, noite que foi finalizada no Cavacal para o último dia da festa de Nossa Senhora da Torre.

Obrigado a todos pela participação e para o próximo ano cá estaremos para repetir esta iniciativa.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

5º Dia do Sócio ACDR RENDO

Pelo quinto ano consecutivo, a ACDR RENDO vai realizar no dia 17 de Agosto o seu Dia do Sócio.

Uma oportunidade para todos os nossos conterrâneos de aquém e além fronteiras se poderem divertir, entre dois dedos de conversa e um pouco do nosso saboroso porco no espeto, reavivando velhas amizades e antigas companhias.

Assim, não perca esta oportunidade de poder ter um fim de tarde diferente, em que teremos uma arruada pelo grupo "Manta de Ourelos", animando a nossa aldeia e chamando todos para aquele que será, sem dúvida, um dia a lembrar.



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Caminhada & Piquenique

Realizou-se ontem mais uma caminhada da ACDR RENDO. Num dia em que o sol não se fazia sentir e o vento soprava forte, os mais de 30 participantes não esmoreceram e juntaram-se a nós.

Partindo de Rendo pelas 10h, o grupo rumou ao Cardeal, depois Pouca Farinha, Vila boa e por fim a capela da Sra. da Torre. Num percurso de cerca de 8km, a alegria e a boa disposição foi o mote para que após 1h30m todos estivessem junto à capela da Sra. da Torre, onde os esperavam já algumas bebidas e uns aperitivos para recuperar forças.

Após isto, todos puderam saborear o almoço que foi preparado, em pleno convívio de todos, pondo a conversa em dia e lembrando tempos antigos.


sexta-feira, 29 de março de 2013

Caminhada e piquenique

A ACDR RENDO vai realizar no próximo dia 28 de Abril uma caminhada com passagem pela praia fluvial da Rapoula do Côa e final no recinto da Sra. da Torre, onde será servido o almoço para todos os participantes.

Convidamos todos os que queiram ter um dia de convívio aliado a um passeio pela natureza a participar em mais uma iniciativa da ACDR RENDO!!


domingo, 24 de março de 2013

Atividades Município Sabugal na Páscoa

A pedido do Município do Sabugal, junto enviamos divulgação de algumas atividades para o fim de semana da Páscoa.



A Câmara Municipal do Sabugal promove, no próximo dia 30 de março, sábado, pelas 15h00, no Recinto das Termas do Cró, tendo como cenário o Antigo Balneário Termal, a Recriação Histórica dos Banhos Romanos, a cargo da Companhia de Teatro VIV`ARTE.
Estão, ainda, previstas ações complementares de promoção em Ciudad Rodrigo e Cória, no dia 23 de março, que visam o público do território fronteiriço de Espanha.
A ação ”Evento de Animação e Promoção – Abertura da Época Balnear do Cró” centra-se na promoção dos recursos termais concelhios através de ações de recriação/animação alusivas ao período romano, na temática específica do termalismo, servindo de mote à abertura do período balnear do Cró, que se inicia a 1 de Abril de 2013.
Esta ação enquadra-se no Plano de Animação Local, que é objeto de candidatura integrada por parte do Líder do Consórcio “Provere Termas - Valorização das Estâncias Termais da Região Centro” que contempla um conjunto de intervenções de carácter marcadamente imaterial, com incidência direta na oferta de atividades de animação e promoção local, que visam o aumento das taxas de ocupação das respetivas Estâncias Termais.
É direcionada para o público em geral, com especial enfoque nos utentes de Estâncias Termais, pretendendo assim, em articulação com os objetivos delineados no âmbito do Plano de Marketing, reforçá-lo ao nível da valorização e dinamização dos respetivos recursos endógenos locais.
A opção de utilização do conceito de “Recriação Histórica” está claramente vinculada ao contexto patrimonial do concelho do Sabugal, onde estes eventos encontram um contexto simbólico, do ponto de vista físico e imaterial, de grande relevância e que, sendo âncoras da visitação turística, são também motores das demais atividades com relevância no território, como é o caso do termalismo.
Recria-se o quotidiano da época, com motivos ornamentais romanos, que incluem decoração das fenestrações do antigo balneário, colunatas romanas, esteiras decoradas, ânforas e variada louça de barro, busto de imperador ou senadores, mobiliário de apoio, tina de banho, utensílios/ produtos de banho (limpeza e raspagem), taças de vinho e uvas e decoração variada de época. A encenação contempla a especificidade “do banho romano”, como elemento base, passando pelas fases de Caldário (espaço das termas com banhos públicos), Tepidário (local do banho morno) e Frigidário (local onde se tomava o banho frio) e encenações complementares paralelas como danças de vestais, combate de gladiadores, rituais de purificação, declamação de poesia, canto e música.
A ação termina com uma visita guiada e encenada ao Balneário Termal do Cró, onde uma pequena degustação de sabores regionais aguarda os visitantes.


A Câmara Municipal do Sabugal promove no próximo dia 30 de março, sábado, pelas 21h30, em Alfaiates, a Recriação Histórica do Assalto ao Castelo, a cargo da Companhia de Teatro VIV`ARTE.
Nos finais do séc. XIII, estando ainda bastante indefinidas as linhas fronteiriças entre o jovem reino de Portugal e os reinos de Castela e Leão, as disputas pela posse dos castelos da raia eram constantes, agravando-se com D. Afonso III, aquando da conquista definitiva do Algarve. Este monarca viria, entretanto, a casar-se com a Infanta Beatriz, filha ilegítima de Afonso X, o Sábio. Estas curtas tréguas permitiram que Afonso X de Leão reconhecesse a posse do reino do Algarve não ao genro mas ao neto, o futuro D. Diniz, no Tratado de Badajoz.
Os Reinos Ibéricos continuaram a dilacerar-se com graves questões, como o que antecedeu e se seguiu à morte de Afonso X, Rei de Leão e Castela. D. Diniz já Rei, aliou-se ao Rei de Aragão e com outro neto de Afonso X, pretendente à coroa de Leão e Castela, D. Afonso de Lacerda, invadiu o reino vizinho, levando as suas forças até Simancas, próximo de Valladolid, onde se encontrava a corte. Foi no regresso desta expedição que, valentemente, se apoderou dos castelos da região de Ribacôa, entre eles o de Alfaiates. Esta conquista, legitimada depois com o Tratado de Alcanizes, serve de mote à recriação histórica do assalto ao Castillo de la Luna, como tradicionalmente era conhecido antes de ter adotado o topónimo árabe de Al faiates.
A opção de utilização do conceito de “Recriação Histórica” está claramente vinculada ao contexto patrimonial do concelho do Sabugal, onde estes eventos encontram um contexto simbólico, do ponto de vista físico e imaterial, de grande relevância e que, sendo âncoras da visitação turística, são também motores das demais atividades com relevância no território.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reunião Ordinária Apresentação Contas 2012


A ACDR RENDO irá realizar no próximo sábado, dia 12 de Janeiro, pelas 21 horas, uma sessão ordinária com a seguinte ordem de trabalhos:

- Apresentação do relatório de contas de 2012;
- Definição da quota do ano de 2013;
- Definição de atividades para o ano de 2013;
- Outros assuntos.

Todos os associados poderão comparecer na sede da junta de freguesia para assistir e dar sugestões.